Sobre

Um pouco sobre a história desse ministério

Richard e Crissie começaram o trabalho de assistência a famílias em 2009. No início foram iniciativas pequenas, sem o entendimento de que se tratava de um ministério. Em 2011 surgiram oportunidades com foco nos casais e a partir de 2016 ficou configurado como um ministério que procura atender integralmente as famílias, a partir do casal.

Desde o início desse ministério, em 2009, muitas pessoas foram alcançadas diretamente por alguma das iniciativas desse ministério. Casais, famílias, grupos como lideranças de igrejas, departamentos públicos de alguns municípios, missionários, grupos de homens, igrejas, etc.

Então, desde a segunda metade de 2017, o ministério é desenvolvido em período integral. Sabemos que é possível alcançar ainda mais pessoas e restaurar famílias. Temos esse desejo e buscamos fazê-lo direcionados por Deus!

Como surgiu o nome VALE DA HONRA

Deus tem falado muito ao nosso coração a respeito da honra. A honra é algo que está sendo esquecida por muitas pessoas. Estamos nos moldando aos padrões do mundo ao invés de sermos padrões para o mundo! A honra tem seu início na humildade, em considerar os outros maiores que a si mesmo. Honrando aos outros com a mentalidade de que a honra a eles é em honra à Deus, nos coloca num patamar de servos. Somos chamados para servir, todos nós!

No vale, temos a chance de contemplar a Imensidão dos montes, e, inspirados pelo Salmo 121, elevamos nossos olhos ao monte, quem nos socorrerá? daquele que fez o universo a salvação virá! Nosso Deus vê tudo de cima e tem o conhecimento total de nossas vidas.

Por isso no Vale da Honra somos inspirados a servir a Deus, honrando nosso próximo, ensinando também a honra na família, com os filhos, com o cônjuge. Sabemos que em tudo somos aperfeiçoados pelo próprio Deus que, acima de nós, controla todas as coisas.

Créditos da imagem: André Jendick

O que representa o Vale da Honra?

No início do ano de 2018, Crissie e eu estávamos investindo um tempo em oração especificamente para sabermos de Deus o que Ele quer de nós. Qual é o trabalho que Ele quer que desenvolvamos? Como fazer? Onde focar? Foram muitas perguntas e aos poucos Deus foi nos dando respostas. Viver o sobrenatural de Deus é maravilhoso, transcende o que podemos imaginar e sempre é uma nova surpresa!

“A seara é grande mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande mais trabalhadores!”

Lucas 10:2

Baseado no versículo de Lucas, precisamos estar prontos a passar, a qualquer que nos questionar, a razão da nossa fé! Precisamos sempre relembrar para o que fomos chamados!  Deus nos deu, então, claramente os pilares desse ministério. Eles estão baseados nos princípios que norteiam nossa vida e nos dons que Deus nos concedeu.


Cruz, Coroa, Muralhas

Primeiramente, Jesus é o centro de nossa vida! Queremos fazer tudo por Ele, para Ele, em resposta de gratidão pelo maior que Ele fez por nós, a reconciliação com Deus, por meio de Sua morte e ressurreição! (Jo 3:16)A coroa representa quem servimos. Servimos o Reino de Deus, para fazê-lo conhecido onde quer que estejamos!(Mc 1:15; Mt 6:33; Lc 17:20-21) A muralha representa a nossa segurança. Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia(Sl 46:1; Sl 9:9; Sl 27:1-3)

Bandeira

Com a bandeira não nos esconderemos, nem a  quem servimos e o porque fazemos o que fazemos. O diabo quer e tenta de todas as maneiras destruir a família, projeto perfeito de Deus. O inimigo quer roubar a alegria e matar a esperança. Com a bandeira bem visível, sabemos que nos tornamos alvo de ataques, mas Maior é aquele que é por nós, do que aquele que é contra nós! (Ex 17:15; Is 62:10)

Honra

O princípio de nossa conduta está em honrar a Deus quando honramos e ensinamos a honrar o casamento, a família, a igreja, as autoridades, o próximo. Acreditamos que Deus reserva uma recompensa para aqueles que O honram nessas diversas áreas da vida.

Cura

Deus nos chamou, a cada um de nós para sermos porta-voz do evangelho. Quando Jesus disse que veio para que tivéssemos vida e vida em abundância, não se referia à parte material, embora isso não seja ruim.  De fato, Jesus se referiu a uma vida com propósito, completa, vivida em gratidão. Para isso, é importante experimentarmos a cura em nossa vida. Às vezes as pessoas precisam de uma cura física para serem alcançadas por Deus, outras vezes uma cura emocional. Muitos de nós desenvolveu uma religiosidade que impõe regras as quais não foram estabelecidas por Deus ou mesmo foram submetidos a situações que causaram dano nessa área. Então é imprescindível que haja cura espiritual. Deus quer que todos sejam transformados de Glória em Glória, integralmente: corpo, alma e espírito.

Profecia, exortação e ensino

O livro representa a profecia, a exortação, o ensino. Tudo gira em torno da Bíblia, o padrão de conduta e ensino. A inspiração e motivação estão contidos nesse tesouro e é maravilhoso compartilhar aquilo que Deus já revelou nessa sua carta especial para a humanidade. Aprender e ensinar suas verdades nos enchem de alegria ao mesmo tempo que capacita para irmos cada vez mais longe do que alguma vez já imaginamos!

Palavra de Deus e Justiça

A espada representa não somente a palavra de Deus, quando usada em conjunto com toda a armadura (Ef 6), mas representa também a justiça. Ao permitirmos que a misericórdia de Deus nos inunde, estamos aptos a agir de modo semelhante, alcançando pessoas que nem sempre são vistas. Isso não quer dizer que são pessoas excluídas da sociedade, de maneira alguma. Isso quer dizer que querermos que Deus abra nossos olhos para as reais necessidades das pessoas, tanto na área física, quanto emocional e espiritual. Como arma de guerra, quando somos expostos aos ataques infernais, o que nos dá a vitória são as palavras trazidas pelo Espírito Santo, para cortar qualquer mentira com a única VERDADE. 

O Ministério tem algumas frentes de trabalho.

O Discipulado, Coaching e Mentoria é Acompanhar de perto o casal, o homem ou a mulher, seja com ou sem filhos. É possível um resultado mais efetivo porque o aqui o objetivo é ajudar a família a procurar e encontrar em Deus todas as possibilidades de vitória nas áreas emocional, espiritual e também material. Assim, depois de certo tempo, é possível que essa mesma família tenha condições de replicar os ensinamentos a outras famílias.

De todas as investidas do ministério Vale da Honra, acompanhamento e aconselhamento são as iniciativas que mais demandam preparo espiritual, emocional, tempo e intersecção. Aqui é onde a família que atendemos se torna mais íntima nossa e, por isso, nossa responsabilidade recíproca é muito maior. Tudo que dirigimos e aconselhamos é baseado naquilo que a Bíblia ensina como princípios de vida segundo o coração de Deus. Quando estamos envolvidos nesse tipo de trabalho, é o momento também em que parceiros intercessores são acionados especificamente para nos acompanharem durante a jornada. É onde enfrentamos os maiores desafios, porém também onde festejamos as maiores conquistas! Graças a Deus!

Pregações e Ministrações são o compartilhamento de lições e experiências relativas à intimidade com Deus, intimidade conjugal, dinâmica familiar e relacionamentos interpessoais

Com Seminários e Palestras nós procuramos de maneira dinâmica e envolvente ensinar os princípios de Deus e motivar homens e mulheres a exercerem com responsabilidade e contentamento o seu papel dentro da família, como Deus planejou desde o início. Os seminários que aplicamos são de Despertamento Vocacional, Conhecendo sua Personalidade.

Cursos são sempre importantes. Ajudam a identificar as áreas onde temos tido êxito e onde podemos aplicar novos conhecimentos. Curso para relacionamento do casal, para educação de filhos, desenvolvimento do caráter (tanto do homem quanto da mulher) são as ferramentas aplicadas aqui.

Assistencia Social é um ministério integral. Cada caso é único e Deus tem nos direcionado de maneira diferente em cada família, cada casal, cada causa que atendemos. O método, os recursos, os parceiros envolvidos, o tempo despendido, a duração do atendimento ou acompanhamento são singulares. Já fizemos festas de 15 anos, casamentos, reformas, ensaios fotográficos, decoração de festas, apoio jurídico, socorro financeiro, aconselhamento profissional, pastoral, conjugal. Fizemos mudanças, carretos, fretamento para transporte de pessoas, e tantas outras coisas. Quando nos deparamos com algo novo, entendemos que é a oportunidade que Deus nos dá para expandir o alcance do ministério e, principalmente, do evangelho!